Sobre a Rádio

A Rádio Sintonia 1310 AM, está localizada na cidade de Ituporanga, pólo da microrregião da cebola, e atinge hoje mais de 50 municípios. Temos um raio abrangência de aproximadamente 80 Km, nas regiões do Alto Vale do Itajaí, parte da região Serrana e parte da região da Grande Florianópolis.

Com 35 anos de existência, completados no dia 13 julho, nossa emissora atende aos anseios da grande região da Cebola, atingindo diretamente uma população de 200 mil habitantes que produzem somente com a agricultura uma economia de mais de 450 milhões de reais.

Somos uma das emissoras AM mais potentes do estado com 10 mil watts, e contamos com equipamentos de última geração, sendo que possuímos uma torre com 114 metros - transmissor em estado sólido, apto inclusive para o rádio digital.

Temos uma programação bastante diversificada, que vai do jornalismo com credibilidade e compromisso ao entretenimento com programas que interagem com os ouvintes, e que possibilita atender as expectativas da população. Prova disso é a liderança na audiência em toda região.

E com o intuito de atender cada vez melhor nosso público, em 2015 a Rádio Sintonia inovou e passou a contar com uma programação que mantém a emissora 24 horas no ar. Sendo que os programas ao vivo com interação de locutores também foram ampliados, e agora nossos comunicadores fazem companhia aos ouvintes todos os dias até a uma da manhã.

Em breve a Sintonia deve operar pelo canal FM

Estamos numa época de grandes mudanças no rádio AM e a Rádio Sintonia também fará passará por alterações e terá que migrar do canal AM para o FM.

A necessidade da migração ocorre porque o canal AM se encontra, quase obsoleto, uma vez que a interferência por conta das construções, e equipamentos tecnológicos é muito grande, fazendo com que nas grandes cidades muitas vezes os ouvintes não consigam mais captar os canais AM.

Desta forma, o Governo Federal, que é quem autoriza o funcionamento de Rádios está promovendo opcionalmente a migração das rádios AM para FM.

Sendo assim em breve, a nossa Rádio AM abandonará este canal e migrará para a FM. Em outras palavras serão poucas as rádios AM no Brasil. A maioria estará na frequência FM, o que proporcionará transmissão com muito mais qualidade.

Entenda a diferença entre AM e FM

De uma maneira bastante simples mas correta, podemos dizer que as principais diferenças entre Am e Fm, é a frequência, uma vez que a AM tem uma frequência menor (de 530 a 1600) mas suas ondas tem um alcance maior, mas estão sujeitas a ruídos e interferências, enquanto no FM, a frequência é bem maior (90-90.1-90-2) mas o alcance é menor, mas em compensação a qualidade é bem melhor sem ruídos e interferências.

Curiosidades da Emissora

Quais programas estão há mais tempo no ar?

Hora do Chimarrão e Momentos com Deus – 34 anos no ar

Sempre foi a Estação Am 1310?

Não. Inicialmente a emissora estava na freqüência 1.590. Foi a partir de 05 de setembro de 1989 que a Rádio Sintonia conseguiu baixar a Freqüência para 1.310

Sempre foi Chamada Rádio Sintonia?

Na verdade a Razão Social da Rádio é Rádio Ituporanga Ltda. Mas o nome fantasia, isto é, o nome usado para os ouvintes inicialmente era de Rádio Jornal a Região, mas isso bem no começo para depois ser adotado o nome de Rádio Ituporanga e finalmente Rádio Sintonia

Famosos que já visitaram e concederam entrevista a emissora ao longo da história.

POLÍTICOS

Luis Inácio Lula da Silva, Jorge Bornhansen, Esperidião Amim, Vilson Kleinubing, Leonel Pavan, Luiz Henrique da Silveira, Ideli Salvatti, Paulo Bauer, Vários Deputados Estaduais e Federais, entre muitos outros...

ARTISTAS

Roberto Leal, Roberta Miranda, Os Serranos, Garotos De Ouro, Sérgio Reis, Silvio Brito, Nelson Ned, Irmãs Galvão, Chitãozinho e Xororó, Gilberto e Gilmar, Leandro e Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel, Padre Zezinho, Fernando e Sorocaba, Luan Santana, Jota Quest, Roupa Nova, Milionário e José Rico, Ivete Sangalo, Thaeme e Thiago, Marcos e Belutti, Daniel, Cesar Menotti e Fabiano, Victor e Leo, Paula Fernandes, Michel Teló, Amado Batista, João Bosco e Vinícius, Rick e Renner, Edson e Hudson, João Neto e Frederico, Gian e Giovani, Eduardo Costa, Bruno e Marrone, Teodoro e Sampaio, entre muitos outros...

 

Abrangência

 

 

Mapa SC

Lista de Cidades

Agrolândia
Agronômica
Alfredo Wagner
Angelina
Anitápolis
Apiúna
Ascurra
Atalanta
Aurora
Bocaina do Sul
Bom Retiro
Botuverá
Braço do Trombudo
Chapadão do Lageado
Correia Pinto
Curitibanos
Dona Emma
Ibirama
Imbuia
Indaial
Ituporanga
José Boiteux
Lages
Laurentino
Leoberto Leal
Lontras
Major Gercino
Mirim Doce
Nova Trento
Otacílio Costa
Painel
Palmeira
Petrolândia
Ponte Alta
Pouso Redondo
Presidente Getúlio
Presidente Nereu
Rancho Queimado
Rio do Oeste
Rio do Sul
Rio Rufino
Rodeio
Salete
São Cristóvão
Taió
Trombudo Central
Urubici
Urupema
Vidal Ramos
Vitor Meireles
Witmarsum