Chuva forte e granizo atingem o interior do RS nesta quarta-feira

Segundo a Defesa Civil estadual, existe possibilidade de novos temporais nesta quinta-feira.

Chuva forte e granizo atingem o interior do RS nesta quarta-feira

Tuparendi (foto) foi uma das cidades atingidas pelo granizo (Foto: Divulgação / Defesa Civil)

Um forte temporal atingiu municípios do interior do Rio Grande do Sul no início da tarde desta quarta-feira. Há registro de chuva forte e queda de granizo em Santa Rosa, Santa Maria, Tuparendi e Porto Lucena. Segundo a Defesa Civil estadual, até o momento, as únicas cidades que informaram estragos causados pelo temporal foram Tuparendi e Crissiumal, na Região Noroeste, onde a queda de granizo danificou lavouras e a força do vento destelhou algumas residências. 

Frederico Westphalen, no norte do Estado, também informou que o vento forte destelhou algumas casas e ocasionou a queda de postes de energia elétrica e de algumas árvores.

De acordo com informações da Somar Meteorologia, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Frederico Westphalen (57mm), Santa Maria (55mm), Vacaria (24mm) e Quaraí (20mm). Em Santa Rosa e Porto Lucena, foram registrados cerca de 15mm. Ainda há previsão de granizo entre a noite desta quarta e a manhã de quinta-feira para a região norte do Estado.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Rosa, Hélio Dipp, a área rural do município foi o local mais atingida pelas pedras de gelo. Dipp afirmou que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação sobre estragos.

— A chuva de granizo foi rápida aqui na cidade. Durou no máximo 10 minutos. Estamos em estado de alerta para auxiliar possíveis transtornos, mas ainda não recebemos notificações sobre estragos — disse Dipp.

Os municípios mais atingidos pelos ventos, segundo a Somar Meteorologia, foram Canguçu (58.3 km/h) Santiago (56.9 km/h), São Vicente do Sul (56.5), São Luiz Gonzaga (53.3 km/h), Porto Alegre (53.3 km/h) e Frederico Westphalen (52.9 km/h).

Segundo a Rio Grande Energia (RGE), responsável pelo fornecimento de energia para 1,4 milhão de estabelecimentos da região norte-nordeste do Estado, 20 mil clientes estão sem luz elétrica. Os municípios de Crissiumal, Três Passos, Erval Seco, Frederico Westphalen, Planalto, Rio dos Índios e Erval Grande são as cidades que sofrem com a falta de luz. 

A assessoria de comunicação da RGE informou que aumentou o número de equipes nas ruas para tentar restabelecer o serviço, mas não há previsão para resolver o problema.

Alerta até quinta-feira

A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu um comunicado alertando para a possibilidade de temporais isolados no Estado entre a quarta e quinta-feira. O órgão alerta para a possibilidade da passagem de um vórtice ciclônico (sistema de giro na parte mais alta da atmosfera) de altos níveis pelo Estado. Esse fenômeno costuma gerar nuvens pesadas de chuva e é altamente perigoso para alagamentos e inundações devido ao alto volume de precipitação.

A previsão da Defesa Civil estadual é de 60mm a 80mm de chuva. As regiões onde existe maior risco de temporais são: Oeste, Campanha, Centro, Centro Leste, Leste, Nordeste e também parte do Noroeste, Norte e Litoral Norte do Estado. As bacias com maior risco de alterações devido ao alto volume de chuva são as de: Tramandaí, Mampituba, Alto Taquari Antas e Apuaê-Inhandava.

Na quinta-feira, o fenômeno deve deixar o Estado e atingirá a Serra Geral e Santa Catarina, o que deve causar chuva forte na parte mais alta da Serra e na região de Torres, no Litoral Norte, e arredores. 

Zero Hora

Outras Notícias

PUBLICIDADE