No Dia do Selo, Correios lançam coleção das arenas olímpicas da Rio 2016

Desde 1900, empresa emite séries especiais que entram para a história e conquistam colecionadores

No Dia do Selo, Correios lançam coleção das arenas olímpicas da Rio 2016

Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional do Selo, os Correios lançam, nesta segunda-feira (1°), duas novas mini folhas das arenas dos Jogos Rio 2016. A coleção destaca a importância das arenas esportivas que serão palco de momentos emocionantes e inesquecíveis durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, entre agosto e setembro.

A emissão de selos comemorativos já se tornou uma tradição e existe no Brasil desde 1900, quando o País iniciou o serviço de Encomendas Internacionais e criou a primeira série de selos comemorativos, alusiva ao quarto centenário do descobrimento do País. 

Antes disso, os selos exibiam a efígie do imperador. Já quando começaram a ser usados no Brasil, em 1º de agosto de 1843, os selos eram denominados Olhos-de-Boi e estampavam os valores de 30, 60 e 90 réis. O uso ainda no período imperial fez o Brasil se tornar o segundo País do mundo a usar o recurso. O primeiro selo do mundo, conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6 de maio de 1840. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário.

Selos personalizados

Até 1968, os selos comemorativos brasileiros tinham impressão em uma só cor. A partir da criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em 1969, artistas plásticos e desenhistas foram contratados para melhorar a qualidade das emissões comemorativas e a Casa da Moeda foi reequipada para garantir uma impressão compatível com o novo padrão.

Com a modernização, os selos brasileiros tornaram-se mais atraentes e competitivos, ganharam prêmios internacionais e conquistaram colecionadores. Entre os destaques estão as emissões premiadas o bloco “São Gabriel Padroeiro dos Correios” (1973), o selo “Imprensa – Bicentenário de Hipólito da Costa” (1974), o selo “Dia Nacional de Ação de Graças” (1976), a série “Folguedos.

Selos e Olimpíada
 
Os selos comemorativos das Olimpíadas já fazem parte da história dos Jogos. A coleção com as modalidades da Rio 2016 foi lançada a 500 dias para o início do evento. As peças retratam esportes Olímpicos como basquetebol, rugby, levantamento de peso, remo, desportos aquáticos, tiro com arco, ciclismo, badminton e luta livre e Paralímpico, como o atletismo. A coleção completa conta com 31 selos, em referência aos Jogos da 31ª Olimpíada.

Neste ano, também foi lançado o selo personalizado dos Jogos Rio 2016. O cliente pode unir sua imagem a dos Jogos Rio 2016, tornando-se parte da história olímpica mundial. Para isso, é necessário apenas entregar a imagem desejada, impressa ou gravada em um CD. O preço de uma folha com 12 selos personalizados com referência à Olimpíada (selo + imagem do cliente) é de R$ 36,40. A folha com 12 selos personalizados sem a referência dos Jogos (selo com imagem do cliente) custa R$ 40,40. Os preços caem se forem encomendadas maiores quantidades.

Portal Brasil

Outras Notícias

PUBLICIDADE