Classificação de cursos de graduação será atualizada

Inep lançou chamada pública para que instituições de ensino superior elaborem novas diretrizes de denominação de cursos.

Classificação de cursos de graduação será atualizada

Arquivo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promove uma chamada pública para que instituições de ensino superior possam elaborar novas diretrizes de classificação. A ideia é atualizar as denominações que estão em vigor desde os anos 2000.

Segundo o Inep, a atualização vai permitir que haja uma equivalência entre os nomes dos cursos no Brasil e nos exterior, o que facilita a comparação entre eles.

As propostas para revisão e atualização da classificação dos cursos de graduação e sequenciais devem levar em consideração as mudanças ocorridas na legislação que regula a educação superior brasileira e a última versão publicada da International Standard Classification of Education. A classificação da Unesco é um instrumento adequado à montagem, compilação e apresentação de estatísticas da educação.

Responsabilidades

As instituições selecionadas serão responsáveis por elaborar um manual detalhado, com a metodologia a ser usada para a revisão e atualização da classificação dos cursos de graduação e sequenciais, com a especificação dos procedimentos de criação, documentação e fundamentação, além de instruções de uso da referida classificação.

Devem, ainda, elaborar outro manual, contendo guia de classificação de novos cursos, com base na classificação dos cursos de graduação e sequenciais, conforme a estrutura e base lógica da classificação elaborada, contendo a fundamentação legal, seus usos e aplicações, bem como sua adaptação à realidade educacional brasileira.

Além disso, está previsto que o conhecimento produzido seja compartilhado a partir da orientação à equipe técnica do Inep e do MEC envolvida diretamente e indiretamente com o Censo da Educação Superior, mediante a realização de seminários, workshops e reuniões técnicas, entre outras atividades.

Portal Brasil

Outras Notícias

PUBLICIDADE