Enem 2016: confira o gabarito oficial

Enem 2016: confira o gabarito oficial

Foto: Débora Ely / Agência RBS

Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizado no último final de semana, foram divulgados na manhã desta quarta-feira e estão disponíveis na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas devem ser divulgadas no dia 19 de janeiro.

Os candidatos ainda não conseguirão saber a sua nota final, apesar de saberem quantas questões eles acertaram. Isso acontece porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

As notas podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do Ensino Médio.

Dos 8.356.215 de candidatos que estavam inscritos, mais de 5,8 milhões fizeram o Enem em todo o país, 768 foram eliminados por não respeitar as regras do exame. No primeiro dia, eles responderam a questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No segundo dia, foi a vez das provas de Linguagens,Códigos e Tecnologia da Informação, Matemática e Redação.

Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Enem será aplicado para mais de 270 mil pessoas, que não puderam realizar o exame em razão das ocupações. Segundo o Inep, as provas foram adiadas em 405 locais.

Diário Catarinense 

Outras Notícias

PUBLICIDADE