Escolas recebem livros didáticos para 2016

Dos 110 milhões de livros didáticos destinados ao ensino fundamental e médio, 90% já foram entregues às escolas ou às secretarias de educação.

Escolas recebem livros didáticos para 2016

Divulgação/FDNE

Pais e responsáveis por alunos matriculados na rede pública de ensino terão uma preocupação a menos na volta às aulas. Dos 110 milhões de livros didáticos destinados a estudantes do ensino fundamental e médio, 90% já foram entregues às escolas ou, no caso das rurais, às secretarias de educação. A previsão é de que todos os exemplares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2016 sejam distribuídos até o início do ano letivo.

Neste ano, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental receberão livros novos. Já as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e os estudantes do ensino médio receberão uma complementação de exemplares, que deverá atender a demanda de novos alunos, além de repor o material não consumível que foi danificado ou não devolvido pelos alunos.

Aquisição de livros

Como nas edições anteriores do PNLD, o processo de compra centralizada permitiu ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a aquisição dos livros por preços bem abaixo dos praticados no mercado. De acordo com Sônia Schwartz, coordenadora-geral dos Programas do Livro, os exemplares do PNLD 2016 foram negociados com um desconto médio de 93,7%. “Como um grande volume de livros é adquirido simultaneamente, há maior possibilidade obter preços mais baixos”, explica a coordenadora.

Apesar da centralização da compra, a escolha dos livros é feita de acordo com a particularidade pedagógica de cada escola. Em 2015, professores das escolas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental de todo o Brasil puderam escolher entre 914 títulos quais seriam os mais adequados para atender seus alunos nos próximos três anos.

O PNLD 2016 apresenta uma novidade em relação a edições anteriores: esta é a primeira vez que estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental recebem livros de arte. No PNLD 2015, alunos do ensino médio já foram contemplados com livros dessa disciplina.

Outras Notícias

PUBLICIDADE