MEC deve receber proposta de base curricular até o fim de agosto

Mais de 8 mil pessoas estiveram reunidas para discutir e atualizar o conteúdo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

MEC deve receber proposta de base curricular até o fim de agosto

Elza Fiuza

Durante sete semanas, mais de 8 mil pessoas estiveram reunidas nos 26 Estados e no Distrito Federal para discutir as propostas de atualização e unificação curricular da educação básica brasileira. Com o encerramento dos seminários estaduais, o Brasil está cada vez mais perto de definir o que os alunos da educação básica devem aprender em cada etapa escolar.

Desde a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), são quase dois anos de debate sobre o conteúdo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O Ministério da Educação (MEC) espera que o documento final seja entregue até o fim de agosto.

Responsáveis por essa versão do documento, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) tiveram o apoio do MEC para realização dos seminários. Os encontros foram estruturados de acordo com as cinco áreas do conhecimento, e os 27 componentes curriculares (conteúdos) divididos em nove grupos de trabalho. Já os temas discutidos nos encontros foram de forma interdisciplinar e respeitando a diversidade local e regional de cada Estado. 

Para o presidente do Consed, Eduardo Deschamps, a participação e o envolvimento da sociedade certamente facilitarão a implementação da BNCC. “A forma como a Base vem sendo construída, ainda que possa ter algumas falhas em alguns momentos, é um processo amadurecido, um processo moderno que envolve e compromete as pessoas com aquilo que vai ser produzido.”

Deschamps ressalta também que a Base é um documento-guia para orientar o trabalho no ambiente escolar. E que, além dele, ainda é preciso organizar os currículos, preparar os professores e estruturar as escolas com equipamento e tecnologia.

Competência emocional

As discussões foram além do conhecimento cognitivo, habilidades e consideraram as competências emocionais da educação. Na etapa da educação infantil, a maior preocupação foi em relação à antecipação do ensino fundamental.

De acordo com as orientações da BNCC, as crianças de 4 e 5 anos devem ser estimuladas para avançar no processo de alfabetização e aprendizagem da matemática, de maneira respeitosa, sem antecipar o processo de alfabetização.

A integração dos conteúdos das disciplinas de cada uma das áreas do ensino fundamental foi outro ponto destacado pelos debates nos Estados. Há uma grande preocupação em despertar nos alunos o interesse pela aprendizagem e consequentemente pela escola.

Portal Brasil

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