Resultado final do Enem 2016 será divulgado em 19 de janeiro

Resultado final do Enem 2016 será divulgado em 19 de janeiro

Gabarito oficial será divulgado na próxima quarta-feira (Foto: Manuela Balzan / Agência RBS)

Os estudantes terão acesso ao resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 no dia 19 de janeiro de 2017. No resultado, poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas realizadas neste final de semana: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. O gabarito oficial será divulgado na próxima quarta-feira de manhã, no portal do Inep. O anúncio foi feito neste domingo em coletiva de imprensa após o término do exame. 

Mais de 8 milhões de candidatos encerraram a maratona do Enem 2016. No segundo dia, a prova exame trouxe 90 itens de matemática e 90 itens de linguagens, além da redação. Como já é de praxe, os itens trouxeram textos de diversos gêneros literários, valorizando grandes autores, além de temas do cotidiano do estudante.

Na prova de linguagens, a poesia esteve presente em textos do português José Saramago e do brasileiro João Cabral de Melo Neto, além de um trecho da canção "Querido Diário", de Chico Buarque de Holanda.

Na prosa, os alunos se depararam com um trecho do livro "Onde estivestes de noite", de Clarice Lispector, além de "Comédias da Vida Privada", de Luiz Fernando Veríssimo. Outra questão tratava de um problema muito comum entre os usuários de internet: os hoax, ou boatos. O texto citava como o exemplo o fato de que muitas "mensagens dramáticas" que circulam na rede são atribuídas, erroneamente, à Clarisse Lispector.

O tema esporte esteve presente em diversas questões da prova, inclusive em itens de matemática que tratavam da composição de uma equipe de tênis e sobre as categorias de peso em modalidades de luta. O aspecto esportivo também apareceu na prova de linguagens, que trouxe o trecho de uma entrevista com Terezinha Guilhermina, paratleta do atletismo que disputou a Paralimpíada do Rio 2016.

O Enem tem como marca trazer temas do cotidiano do aluno, mesmo em provas consideradas mais "duras", como matemática. Vários itens abordaram problemas nacionais na área de saúde, como a dengue e a febre amarela. Duas questões da prova de matemática, por exemplo, tratavam do nível de infestação do mosquito aedes aegypti em diferentes bairros de um município. Outro assunto muito presente nos noticiários e que apareceu na prova de matemática foi o nível de reservatórios para abastecimento de água.

Por Agência Brasil

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE