Como Copa do Brasil e Sul-Americana influenciam os classificados para a Libertadores

Como Copa do Brasil e Sul-Americana influenciam os classificados para a Libertadores

Foto: Conmebol / Divulgação / Divulgação

A Conmebol anunciou recentemente uma série de mudanças nas suas duas principais competições: a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Inspirada no modelo europeu, a entidade sul-americana decidiu fazer torneios mais longos e espaçados, além de uma integração entre as competições. Com Grêmio e Atlético-MG na final da Copa do Brasil, e a Chapecoense na semifinal da Sul-Americana, surgiram dúvidas sobre o modelo de classificação. Mas as mudanças trouxeram uma boa notícia para os torcedores dos times envolvidos: além do aumento do número de vagas brasileiras, o país do time campeão da Sul-Americana não perde mais um posto na Libertadores.

Em 2017, a Libertadores terá 44 participantes — seis a mais do que os 38 do modelo anterior. O Brasil ganhou duas vagas extras para a primeira fase — popularmente chamada de pré-Libertadores. Além disso, o campeão da Sul-Americana terá uma vaga direta na fase de grupos e não tira mais um lugar do seu país — ou seja, o Brasil terá seis vagas através do Brasileirão e uma por meio da Copa do Brasil, mesmo que a Chapecoense também consiga a classificação com o título continental. Se o campeão da Copa do Brasil estiver no G-6, o sétimo colocado do Brasileirão fica com a vaga extra.

Outra novidade importante é que 10 dos 16 times eliminados na fase de grupos da Libertadores — os oito terceiros colocados e os dois melhores quartos — vão para a fase de grupos da Sul-Americana, em um formato semelhante ao que a Uefa tem na integração da Liga dos Campeões com a Liga Europa.

As vagas brasileiras para a Sul-Americana serão definidas pelo Brasileirão — do sétimo ao 12° colocado. Com isso, a Copa do Nordeste e a Copa Verde deixam de garantir classificação para a competição — em princípio, as competições regionais continuam a ser disputadas.

A Libertadores será disputada de fevereiro a novembro, enquanto a Sul-Americana ocorrerá de março a dezembro. A CBF ainda não definiu oficialmente o novo formato da Copa do Brasil, que provavelmente sofrerá alterações.

NOVOS FORMATOS PROPOSTOS PELA CONMEBOL

VAGAS BRASILEIRAS NA LIBERTADORES

Fase de grupos
Brasil 1: campeão brasileiro
Brasil 2: campeão da Copa do Brasil
Brasil 3: vice-campeão brasileiro
Brasil 4: terceiro colocado no Brasileirão

Primeira fase
Brasil 5: quarto colocado no Brasileirão
Brasil 6: quinto colocado no Brasileirão
Brasil 7: sexto colocado no Brasileirão

VAGAS BRASILEIRAS NA SUL-AMERICANA

Brasil 1: sétimo colocado no Brasileirão
Brasil 2: oitavo colocado no Brasileirão
Brasil 3: nono colocado no Brasileirão
Brasil 4: 10° colocado no Brasileirão
Brasil 5: 11° colocado no Brasileirão
Brasil 6: 12° colocado no Brasileirão

FORMATO DA LIBERTADORES

_ 16 times disputam as fases eliminatórias.
_ 28 times ingressam diretamente na fase de grupos.
_ Ocorrem duas fases em mata-mata. Os quatro vencedores avançam e se juntam aos outros 28 times na fase de grupos.
_ A partir da fase de grupos, o formato é idêntico ao dos anos anteriores (classificam-se os dois melhores de cada chave e, na sequência, os confrontos são ordenados de acordo com a classificação geral).
_ O terceiro colocado de cada grupo e os dois melhores quartos colocados garantem vaga na fase de grupos da Sul-Americana do mesmo ano.
_ Oitavas, quartas, semifinais e finais ocorrem em jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha decidindo em casa.

FORMATO DA SUL-AMERICANA

_ 44 times ingressam na primeira fase da Sul-Americana
_ 10 times eliminados na fase de grupos da Libertadores entram diretamente na fase de grupos da Sul-Americana.
_ Os 44 times que começam o torneio farão uma fase de mata-mata, e os 22 vencedores vão para a fase de grupos.
_ Os 22 classificados da primeira fase se juntam aos 10 times oriundos da Libertadores. Os 32 clubes são divididos em oito grupos de quatro equipes.
_ A partir daí, o formato segue o modelo da Libertadores. Os dois melhores de cada chave avançam para as oitavas de final.
_ Oitavas, quartas, semifinais e finais ocorrem em jogos de ida e volta.

*ZHESPORTES

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE