Obama diz que escolhas de sedes de Olimpíadas e Copas do Mundo são manipuladas

Obama diz que escolhas de sedes de Olimpíadas e Copas do Mundo são manipuladas

Foto: MANDEL NGAN / AFP

A decisão do Comitê Olímpico Internacional de escolher o Rio de Janeiro como sede da Olimpíada 2016 não parece ter sido bem aceita por Barack Obama. Em entrevista à revista New York Magazine, divulgada nesta segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos criticou a derrota de Chicago na escolha feita em 2009 e disse que as opções do COI e da Fifa são "um pouco manipuladas".

Obama reclamou do que considerou falta de critérios do COI. Chicago, sua base eleitoral — ele foi senador pelo estado de Illinois antes de assumir a presidência —, acabou ficando em último lugar no Congresso do COI em outubro de 2009, que optou pelo Rio como palco dos Jogos de 2016. A cidade americana terminou a eleição atrás de Madri e Tóquio, sendo eliminada já na primeira votação, com apenas 18 votos de um total de 94.

— Todo mundo achou que, se eu voasse até lá (a sessão do COI foi realizada em Copenhague, na Dinamarca), nós teríamos uma boa chance de conseguir, e valeria a pena fazer uma viagem de um dia. Na sequência, acho que aprendemos que as decisões do COI são parecidas com as da Fifa: um pouco manipuladas — disparou o presidente.

Para Obama, a candidatura de Chicago era a melhor na comparação direta com as rivais.

— Nós nem passamos da primeira votação, apesar de que, por todos os critérios, a candidatura americana era a melhor — disse, lembrando que a derrota na escolha da sede olímpica foi tratada também como uma derrota política.

Os Estados Unidos estão na disputa pela sede da Olimpíada de 2024. Los Angeles, que já recebeu os Jogos em 1932 e 1984, é considerada a favorita na disputa com Budapest, na Hungria, e Paris, na França. O COI decidirá a sede em 13 de setembro de 2017.

*ZHESPORTES

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE