AB InBev e SABMiller anunciam a terceira maior fusão da história

AB InBev e SABMiller anunciam a terceira maior fusão da história

SABMiller aceita oferta de compra da AB InBev (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters)

A britânica SABMiller e a Anheuser-Busch InBev, de capital belga e brasileiro, anunciaram nesta terça-feira (13) a terceira maior fusão empresarial da história (veja mais abaixo a lista completa), que criará um gigante responsável pela venda de uma em cada três cervejas no mundo.

A SABMiller, número dois do mundo no setor de cervejas, aceitou a última oferta de compra da líder do setor, AB InBev, por £ 68 bilhões (o equivalente a US$ 104 bilhões).

O grupo com sede em Londres explicou que o Conselho de Administração alcançou um acordo com a AB InBev, segundo o qual a empresa número um do mundo pagará por cada ação da SABMiller £ 44.

Se a transação for concretizada como o previsto, o novo grupo incluirá as marcas de cerveja americana Budweiser e belga Stella Artois, pertencentes à AB InBev, assim como a italiana Peroni, a tcheca Pilsner Urquell e a holandesa Grolsch da SABMiller.

Além disso, esta será a terceira maior fusão-aquisição da história, segundo o instituto de análises Dealogic, atrás apenas das operações Vodafone e Mannesmann em 1999 e da Verizon Communications com a Verizon Wireless em 2013.

A empresa gigante criada com a operação venderá uma em cada três cervejas no mundo, da mexicana Corona (exceto nos Estados Unidos) à australiana Foster, passando pela chinesa Snow —a marca mais vendida no mundo—, mas antes terá que receber a autorização das agências reguladoras.

Com esta compra bilionária, a AB InBev abre caminho na África, particularmente na África do Sul, onde a SABMiller nasceu há 120 anos.

Se ao valor da compra for adicionado à dívida do grupo, a SABMiller fica avaliada em quase £ 80 bilhões (US$ 122 bilhões, € 108 bilhões).

O preço de compra representa uma valorização de 50% na comparação com a cotação do título em 14 de setembro, antes dos boatos sobre uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) que elevaram o preço, destacou o Conselho de Administração da SABMiller.

Para obter o acordo, a AB InBev teve que aumentar quatro vezes sua oferta, recorda o Conselho em um comunicado.

"Observadas as presenças geográficas amplamente complementares e as carteiras de marcas da AB Inbev e da SABMiller, o grupo operaria em quase todos os grandes mercados de cerveja, incluindo as regiões emergentes com fortes perspectivas de crescimento como África, Ásia, América Central e do Sul", anunciou a AB InBev há alguns dias, quando tentava convencer os acionistas de sua até então grande concorrente.

Folha de S. Paulo 

Outras Notícias

PUBLICIDADE