Boneco inflável do ex-presidente Lula é montado no Centro e Zona Sul de SP

Boneco inflável do ex-presidente Lula é montado no Centro e Zona Sul de SP

Foto: Dario Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo

Um boneco inflável gigante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com roupa de presidiário foi montado na tarde desta sexta-feira na frente da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, na região central de São Paulo. Pela manhã, o boneco foi montado na Ponte Octávio Frias de Oliveira, a Ponte Estaiada, na Zona Sul. 

Segundo Ricardo Costa, líder nacional e coordenador nacional do Vem Pra Rua, a ação é realizada por movimentos de combate à corrupção.  Ele mantém segredo sobre os locais onde o boneco será montado.

Procurado pelo G1, o Instituto Lula não quis comentar o ato.

Segundo Costa, o boneco chamado popularmente de "Lula Inflado" tem 15 metros de altura, 100 kg quando está vazio e 500 kg quando fica cheio de ar. A alegoria foi idealizada por Ricardo Honorato, do Movimento Brasil, e há uma congregação de forças com o Vem pra Rua para essa ação. O boneco apareceu pela primeira vez nas manifestações do dia 16 em Brasília.

A presença do boneco na região central chamou a atenção de muita gente que passava por ali. Houve discussão entre manifestantes contra e a favor do ato. Policiais militares acompanham a manifestação.

"Há alguns movimentos participando desta ação propositiva contra os integrantes da Lava-Jato. Uma maneira simbólica de expressar o descontentamento geral à corrupção e corruptos que ferem todos os direitos mais primários da nossa Constituição. E os princípios de ética, moralidade e justiça", afirmou Costa.

"Sobre o uniforme do boneco Pixuleco, apenas uma maneira de remeter de forma expressiva o sentimento de revolta da população ao maior crime organizado já no Brasil, e no mundo. Por agora, ao menos, já que o Eletrolão e BNDES ainda nem começaram', diz um organizador.

G1SP

Outras Notícias

PUBLICIDADE