Governo decide pagar 50% do 13° salário de aposentados em setembro

Governo decide pagar 50% do 13° salário de aposentados em setembro

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O governo federal anunciou na noite desta segunda-feira que o adiantamento de 50% do 13° salário de aposentados e pensionistas que recebem do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) será pago de forma integral a partir de 24 de setembro. Os outros 50% do benefício serão liberados normalmente em novembro.

O adiantamento havia sido suspenso pelo Ministério da Fazenda por falta de recursos e seria quitado em dezembro. No último sábado, o ministro Joaquim Levy afirmou que iria liberar o pagamento de 25% do valor total do 13º em setembro e 25% em outubro.

No entanto, a presidente Dilma Rousseff voltou atrás e decidiu aplicar a medida, conforme a nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (veja a íntegra da nota abaixo).

A lei prevê o pagamento no último mês do ano, mas há nove anos o governo federal vinha permitindo o repasse de metade do valor na folha de agosto. O adiantamento de metade do 13º salário da folha da Previdência representa um gasto de R$ 15,8 bilhões.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Planalto:

A Presidenta Dilma Rousseff decidiu hoje que o adiantamento de 50% do 13º Salário dos Benefícios de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (gratificação natalina) será pago integralmente na Folha de Setembro (creditada a partir do dia 24/09). Os outros 50% da gratificação natalina serão pagos na Folha de Novembro, conforme a rotina tradicional.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Zero Hora

Outras Notícias

PUBLICIDADE