Horário de verão começa dia 18 e vai até 21 de fevereiro

Horário de verão começa dia 18 e vai até 21 de fevereiro

Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

Para muita gente, acordar na segunda-feira é difícil. E na segunda que vem, pode ser um pouco pior. Entra em vigor na madrugada de domingo (18) mais uma edição do horário de verão, que tem como objetivo aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando ocorre o chamado pico de consumo. Na data, os relógios deverão ser adiantados em uma hora. O horário de verão irá vigorar até 21 de fevereiro de 2016.

A expectativa de economia para este ano é superior aos R$ 4 bilhões, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. O valor previsto representa “o custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional, prevista de aproximadamente 2.250 MW”, nessa época do ano. 

Pela legislação, o horário de verão irá vigorar até 21 de fevereiro, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Esta será a 39ª edição do horário de verão no País. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932.  Segundo o ministério, nos últimos dez anos, o horário diferenciado em parte do País durante o verão tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico.

Correio Lageano 

Outras Notícias

PUBLICIDADE