Imagem do Brasil entre jornalistas estrangeiros melhora após Rio 2016

Imagem do Brasil entre jornalistas estrangeiros melhora após Rio 2016

Letreiro Cidade Olímpica na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A imagem do Brasil para a imprensa estrangeira melhorou após os Jogos Olímpicos Rio 2016, segundo pesquisa divulgada hoje (29) pelo Ministério do Turismo. Entre os profissionais que vieram ao país para cobrir o megaevento, 59,7% afirmaram que suas próximas matérias sobre o Brasil deverão ser positivas, crescimento de 62% em relação ao percentual entes dos Jogos, de 36,8%.

O turismo e a cultura nacional deverão ser os temas responsáveis pela maior quantidade de matérias positivas nas futuras reportagens - 29% cada. Antes da Rio 2016, as matérias sobre o Brasil com teor negativo eram relacionadas, na maioria dos casos, à política (56%) e à violência (40%). Já as positivas destacavam o turismo (28,6%) e a cultura brasileira (23,8%).

De acordo com levantamento, 90,5% dos entrevistados disseram que a viagem atendeu ou superou as expectativas, o que fez com que 89,6% deles afirmassem que recomendariam o Brasil para a próxima viagem de amigos, família ou público em geral.

Exigentes

Segundo o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, a pesquisa mostra que o país está preparado para sediar grandes eventos. “Ter resultados tão positivos junto a esse público formador de opinião é muito importante. Por características típicas da profissão, os jornalistas são mais críticos e exigentes. Conseguimos mostrar que o Brasil está preparado e que podemos sediar grandes eventos e receber os turistas da melhor maneira.”

A imagem de um povo alegre/hospitaleiro e de um país com belezas naturais/culturais foi mantida entre os entrevistados após a viagem.

Foram entrevistados 435 profissionais, com idade média de 43 anos. A maior parte dos profissionais de imprensa entrevistados residem nos Estados Unidos (7,4%), seguido por China (5,5%), Alemanha (5,3%), Colômbia (5,1%) e Argentina (5,1%).

Agência Brasil 

Outras Notícias

PUBLICIDADE