Juiz federal do DF aceita denúncia e Lula vira réu pela terceira vez

Juiz federal do DF aceita denúncia e Lula vira réu pela terceira vez

Foto: Juca Varella / Agência Brasil

Responsável pela 10ª Vara Federal de Brasília, o juiz Vallisney de Souza Oliveira aceitou nesta quinta-feira a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o empresário Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho da primeira mulher do petista, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e mais oito pessoas. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Lula é acusado pelo MPF de cometer os crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Com a denúncia aceita, os citados se tornam réus e passam a responder à ação penal — no caso do ex-presidente da República, trata-se do terceiro processo.

Em sua decisão, o juiz afirma que a denúncia descreve "de forma clara as condutas típicas praticadas, atribuindo-as a acusado devidamente qualificado, com todas as circunstâncias que permitem o exercício da ampla defesa".

"Me convenço da presença de todas as condições de procedibilidade para que seja aceita a ação penal pública incondicionada em face de todos os réus antes nominados. Essas considerações e outras específicas constantes da denúncia levam-me a crer que se trata de denúncia plenamente apta, não se incorrendo em qualquer vício ou hipótese que leve à rejeição, até por descrever de modo claro e objetivo os fatos imputados aos denunciados, individualmente considerados, em organização criminosa, lavagem de capitais e corrupção", escreveu Oliveira.

*Estadão Conteúdo

Diário Catarinense 

Outras Notícias

PUBLICIDADE