Mais de 12 milhões ainda não declararam o Imposto de Renda

Segundo dados da Receita Federal, até as 11h desta segunda-feira foram recebidas 16,31 milhões de declarações.

Mais de 12 milhões ainda não declararam o Imposto de Renda

Volume total esperado é de 28,5 milhões de declarações em 2016 (Cameron Spencer/Getty Images/VEJA)

Mais de 12 milhões de pessoas ainda não declararam o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016, ano base 2015, a quatro dias para o fim do prazo. Segundo a Receita Federal, até as 11h desta segunda-feira foram recebidas 16,31 milhões de declarações.

Com isso, o Fisco ainda espera receber 12,18 milhões de declarações, o equivalente a 42,7% do volume total esperado de 28,5 milhões de declarações neste ano. O prazo para envio começou em 1º de março e termina em 29 de abril.

A Receita alerta para o risco das pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de 165,74 reais e máxima de 20% do imposto devido.

A declaração pode ser feita no programa do IR 2016, disponível no site da Receita Federal.

Restituição - O pagamento da restituição começa em junho de cada ano e continua até dezembro, geralmente em sete lotes. Contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, recebem mais cedo a restituição do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

VEJA 

Outras Notícias

PUBLICIDADE