MUNDO: Conferência do clima de Paris terá presença de 147 chefes de estado

Encontro discutirá novo acordo global para corte de emissão de gases-estufa.

MUNDO: Conferência do clima de Paris terá presença de 147 chefes de estado

Foto: Joel Saget/AFP

Chefes de Estado e de Governo de 147 países confirmaram presença na reunião que marcará o início da cúpula do clima de Paris, a COP21, na próxima segunda-feira (30), anunciaram os organizadores.

Barack Obama (Estados Unidos), Xi Jinping (China), Angela Merkel (Alemanha), Dilma Rousseff (Brasil) e Enrique Peña Nieto (México) estão entre os líderes esperados em Paris, informou a presidência francesa da COP21, que pretende alcançar um acordo global capaz de frear o perigoso aquecimento do planeta.

Organizadores chegaram a levantar dúvidas sobre a realização do encontro após os atentados terroristas de 13 de novembro em Paris, mas poucos dias depois o governo francês reconfirmou a agenda do evento.

A cúpula será realizada em um ambiente controlado por seguranças num centro de convenções em Le Bourget, ao norte de Paris. Autoridades de segurança mantiveram a programação dos eventos que ocorrerão a portas fechadas, mas cancelaram a realização de duas passeatas, previstas para o dia 29 de novembro e 12 de dezembro.

O objetivo da cúpula do clima é a negociação de um acordo global para desacelerar o aumento nas emissões de gases do efeito estufa.

G1

Outras Notícias

PUBLICIDADE