ONU prevê novo recorde mundial de temperatura para 2016

Organização detectou aumento de 1,2ºC em relação a era pré-industrial. Se previsão se confirmar, século registrará 16 dos 17 anos mais quentes.

ONU prevê novo recorde mundial de temperatura para 2016

Termômetro na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo)

O mundo deverá voltar a bater o recorde de temperatura em 2016, com uma média de 1,2ºC a mais em relação ao nível da era pré-industrial, anunciou nesta segunda-feira (14) a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

"Se isso for confirmado, o século 21 terá registrado 16 dos 17 anos mais quentes desde que tiveram início os registros de temperatura no mundo", no final do século 19, informou a OMM, que é subordinada às Nações Unidas.

"Tudo parece indicar que 2016 será o ano mais quente" registrado até agora, superando os dados de 2015, disse a organização em um comunicado divulgado durante a conferência da ONU sobre o clima (COP22), realizada em Marrakech.

A tendência de aquecimento aumentou entre 2015 e 2016 por causa do El Niño, que afeta o Pacífico, segundo a WMO. O fenômeno climático envolve o aquecimento incomum das águas superficiais e sub-superficiais do oceano e provoca aumento de temperatura a cada cinco anos, aproximadamente.

G1

Outras Notícias

PUBLICIDADE