Presidente do STF, ministra Carmén Lúcia recebe governadores

Presidente do STF, ministra Carmén Lúcia recebe governadores

Presidente do STF recebeu os governadores na manhã desta terça-feira (Foto:Júlio Cavalheiro/SecomSC)

Os governadores estaduais se reuniram nesta terça-feira com a recém empossada presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmén Lúcia, em Brasília. Em mais de 5h, foram discutidos problemas em comum aos Estados: a guerra fiscal, a crise econômica e a judicialização da saúde. Foi a primeira reunião oficial da ministra no novo cargo.

— Há uma simbologia muito grande no fato da primeira reunião da nova presidente ser com os governadores, uma simbologia no sentido de fortalecer o princípio federativo. Todos tiveram o direito à palavra, apresentaram suas angústias e os desafios que nós temos diante da crise que estamos vivendo — disse o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, presente no encontro.

O principal apelo da ministra Carmén Lúcia foi em relação à guerra fiscal, que é a disputa entre os Estados para oferecer incentivos para atrair investimentos. Ficou acordado que os governadores fecharão uma proposta em comum para rever o tema em 60 dias, a ser apresentada em nova reunião no STF. 

— Vamos buscar um entendimento. Porque hoje quando um estado baixa seu imposto, obriga o outro a baixar também e isso pode agravar ainda mais uma injustiça já existente em alguns determinados setores. E para rever isso, é preciso construir uma proposta tecnicamente — disse Colombo.

Diário Catarinense 

Outras Notícias

PUBLICIDADE