PRF fará operação especial para evitar acidentes durante o feriadão e nas festas de outubro

O objetivo das operações Festas de Outubro e Nossa Senhora Aparecida é reduzir o número de mortes.

PRF fará operação especial para evitar acidentes durante o feriadão e nas festas de outubro

Foto: Divulgação/PRF

A partir desta quinta-feira (9) a PRF (Polícia Rodoviária Federal) começa em todo o Brasil a Operação Nossa Senhora Aparecida, em função do feriado do dia 12 de Outubro. Em Santa Catarina, a PRF ainda fará uma operação extra, para controlar o tráfego durante as festas de outubro.

A Operação Nossa Senhora Aparecida termina na segunda-feira, às meia-noite, totalizando quatro dias de controle enquanto a operação Festas de Outubro 2015 termina no dia 25 às 24 horas. A grande preocupação da PRF é com a combinação de fatores adversos que devem ocorrer nesse primeiro final de semana. Por causa do feriado nacional coincidindo com o primeiro final de semana da Oktoberfest, em Blumenau, muitos motoristas devem trafegar pela BR-470, o principal acesso da cidade considerada uma das rodovias mais violentas do Estado.

A previsão climática aponta grande chance de chuva forte, o que aumenta o risco de acidentes graves. Na operação Festas de Outubro do ano passado a PRF registrou 797 acidentes, com 491 feridos e 13 mortos.  A orientação da polícia é para que as pessoas evitem viajar à noite, não façam o conhecido bate-volta de carro particular, utilizem transporte coletivo para ir e voltar das festas, organizem-se em grupos e façam o deslocamento de van, com motorista profissional.

Dicas básicas

Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança, inclusive os do banco traseiro;
Respeite o limite de velocidade;
Mantenha os faróis acesos, mesmo durante o dia;
Se chover, reduza a velocidade.
Se beber, não dirija.

Notícias do Dia 

Outras Notícias

PUBLICIDADE