Senado fará audiência pública sobre os javalis

Senado fará audiência pública sobre os javalis

Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

Problema levantado na Serra Catarinense no primeiro semestre do ano passado, o controle dos javalis chega ao Senado. Para o dia 17 de março, está agendada audiência pública com a participação da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, que discutirá o abate do animal de origem europeia. O evento será transmitido ao vivo para todo o Brasil pela TV Senado.

No mês passado, o deputado Gabriel Ribeiro (PSD) se encontrou com o senador Dário Berger e com o deputado federal Rogério Peninha (ambos do PMDB) e expôs a gravidade do problema, especialmente na Serra e no Oeste do Estado. Relatou devastações em lavouras e falou do risco para a produção catarinense de suínos ser afetada por doenças transmitidas pelos javalis.

A audiência pública com a ministra é o primeiro passo. Dário e Peninha disseram que vão estudar uma forma e até propor a alteração da legislação federal para facilitar o abate e controle dos javalis. Atualmente, para que um produtor rural consiga a licença para comprar arma e matar esses animais precisa enfrentar um processo longo e burocrático. Outra barreira é que há muitos casos em que donos de fazendas não permitem a entrada de caçadores.

Em virtude destas dificuldades e demora, buscam-se alternativas. Caçadores esportivos estão recebendo a permissão de proprietários rurais para que cacem em suas terras. O exemplo mais avançado ocorre na fazenda do advogado Geraldo Vieira, na Coxilha Rica, onde se chegou a abater mais de 50 javalis num final de semana. Este produtor também desenvolver armadilhas para capturar grupos javalis.

O problema causado por esses animais tomou a dimensão estadual quando Lages sediou uma audiência pública chamada por Gabriel Ribeiro, da Comissão de Agricultura da Alesc, no primeiro semestre do ano passado. Devido à burocracia relatada por produtores rurais para se capturar javalis, o parlamentar passou a fazer as articulações para que caçadores esportivos recebessem a permissão para o abate.

Animais abatidos

Ano    Nº
2011    60
2012    246
2013    732
2014    1.476
Total    2.476

OBS.: Os dados de 2015 ainda são parciais, mas já constam que o total de abates entre 2011 e o ano passado atingem 3.474 javalis.

Correio Lageano 

Outras Notícias

PUBLICIDADE