Vendas do varejo caem 0,3% em julho, revela IBGE

Vendas do varejo caem 0,3% em julho, revela IBGE

Foto: Maicon Damasceno / Agencia RBS

As vendas do comércio varejista caíram 0,3% em julho na comparação com junho, na série com ajuste sazonal. Já em relação a julho de 2015, o varejo teve baixa de 5,3%. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

As vendas do varejo restrito acumulam retração de 6,7% no ano e recuo de 6,8% em 12 meses. Este último dado também representa a retração mais acentuada da série histórica, que começa em 2001.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,50% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. Na comparação com julho do ano passado, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 10,2%.

Até julho, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam queda de 9,4% no ano e recuo de 10,3% e 12 meses.

Média móvel

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito caiu 0,3% em julho, segundo o IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas teve recuo de 0,4% em julho.

Revisões

O IBGE também revisou o resultado das vendas no varejo em junho ante maio, que saiu de alta de 0,1% para elevação de 0,3%. A taxa de maio ante abril também foi revista, de -0,9% para -0,8%.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume vendido em maio ante abril foi revisado de -0,3% para -0,4%.

Diário Catarinense 

Outras Notícias

PUBLICIDADE