Cinco partidos pedem no Supremo afastamento de Cunha

Cinco partidos pedem no Supremo afastamento de Cunha

Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

Parlamentares do PSOL, do PT, a Rede, do PSB e do PPS entregaram, nesta terça-feira, uma carta aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O apelo foi distribuído aos 11 ministros da Corte e não tem valor jurídico.  No documento, os partidos alegam que Cunha usa o cargo de presidente da Câmara para se defender de acusações privadas.

— No intuito de lhes conferir base factual plena, relatamos situações concretas que revelam que a presidência da Câmara dos Deputados tem sido exercida para benefício privado, autoproteção em investigações e usufrutos inconstitucionais. Como fiscal da estrutura fundamental dos poderes instituídos e do devido processo legislativo, é indispensável que o Supremo resgate a dimensão democrática desta função — declararam os partidos.

Mais cedo, após ser alvo de busca e apreensão em mais uma fase da Operação Lava Jato, Cunha disse que estranhou as ações da Polícia Federal (PF) contra ele e líderes do PMDB exatamente no dia de votação do parecer preliminar no Conselho de Ética.

*Agência Brasil

Diário Catarinense 

Outras Notícias

PUBLICIDADE