Gilmar Mendes garante sigilo e segurança nas eleições deste domigo

Gilmar Mendes garante sigilo e segurança nas eleições deste domigo

Reprodução/Twitter TSE

Em pronunciamento veiculado na noite deste sábado, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, destacou a importância do exercício da cidadania por meio do voto. Na ocasião, garantiu a segurança e o sigilo dos votos dos eleitores que vão às urnas neste domingo (2) e disse que o TSE trabalha “incansavelmente” para garantir o caráter secreto dos votos.

O ministro também condenou a prática de compra de votos e lembrou que trocar votos por favores ou dinheiro é crime e que o eleitor tem uma “grande responsabilidade” nas mãos. “Ainda há quem veja o voto como uma troca de favores. Muitas vezes, troca-se voto por dinheiro, empregos ou mesmo por falsas promessas. A compra e a venda de votos impedem o avanço do sistema democrático; quem delas participa comete crime eleitoral e contribui para o atraso da sociedade.”

O presidente do TSE destacou avanços que o país teve na área eleitoral, como a identificação por biometria e as urnas eletrônicas, em um sistema de votação que chamou de “ágil, seguro e confiável”. Disse ainda que é parte do processo eleitoral acompanhar o desempenho dos candidatos após a eleição. “O voto é apenas uma parte desse processo. Nosso papel também é o de fiscalizar aquele que foram eleitos, a fim de que cumpram os compromissos assumidos.”

Portal Brasil

Outras Notícias

PUBLICIDADE