TSE registra 293 ocorrências e 94 prisões durante votações no país

TSE registra 293 ocorrências e 94 prisões durante votações no país

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O segundo turno das eleições municipais em 2016 teve 293 ocorrências registradas, com 94 prisões. A maior parte dos que foram levados a delegacias (61 casos) estava praticando boca de urna nos locais de votação.

No total, 57 municípios do País tiveram a realização de segundo turno neste domingo. Nenhuma seção eleitoral precisou usar voto manual. Foram substituídas 826 urnas, ou 0,89% do total.

A Força Federal foi usada em 12 localidades, para garantir a segurança das eleições: no Amazonas, Rio de Janeiro (em 6 cidades), Maranhão e Paraná (em 3 cidades).

O custo estimado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das eleições deste ano é de R$ 650 milhões, sendo que o custo estimado do voto, por eleitor, é de R$ 4,50.

Mulheres

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, afirmou que há registro de candidatas a vereadoras que tiveram zero voto nas eleições deste ano, o que pode indicar o registro de mulheres como candidatas, pelos partidos, para se adequar às cotas de gêneros. 

– Tudo indica que os partidos estão designando candidatas apenas para que a chapa possa ser registrada, mas sem nenhum esforço para que as candidatas possam ser eleitas – afirmou Mendes.

* Estadão Conteúdo

Diário Catarinense 

Outras Notícias

PUBLICIDADE