SUS oferecerá reiki, musicoterapia, arteterapia e meditação

SUS oferecerá reiki, musicoterapia, arteterapia e meditação

Pixabay / Public Domain

Em portaria publicada nesta sexta-feira (13), o Ministério da Saúde incluiu práticas como reiki, meditação, musicoterapia, arteterapia e tratamentos naturopático, osteopático e quiroprático como procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a portaria 145 de 2017, aprovada pelo órgão em 11 de janeiro, os novos métodos e técnicas passam a figurar na tabela do SUS na categoria de ações de promoção e prevenção em saúde.

Desde o ano passado, o Serviço Único de Saúde já oferecia opções de tratamentos corporais alternativos como massoterapia, biodança, dança circular, ioga, oficina de massagem/automassagem, medicina tradicional chinesa, tratamento termal/crenoterápico, terapia comunitária e auriculoterapia. A inclusão destes procedimentos foi instituída com a publicação da portaria 404, de 15 de abril de 2016.

Conheça os novos procedimentos

Arteterapia
Práticas que utilizam a arte como base do processo terapêutico. Fazem uso de diversas técnicas expressivas no cuidado à saúde. Podem ser realizadas de forma individual ou em grupo.

Meditação
Prática presente em diversas culturas e tradições, que, por meio de um conjunto de técnicas, visa a harmonizar o estado de saúde da pessoa. Pode ser realizada de forma individual ou em grupo.

Musicoterapia
Prática que utiliza a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), em um processo para facilitar e promover os objetivos terapêuticos, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. Pode ser realizada de forma individual ou em grupo.

Tratamento naturopático
Por meio de métodos e recursos naturais, busca apoiar e estimular a capacidade intrínseca do corpo na recuperação da saúde.

Tratamento Osteopático
Consiste em um método diagnóstico e terapêutico manual das disfunções de mobilidade articular e de tecidos em geral.

Tratamento Quiroprático
Abordagem que utiliza elementos diagnósticos e terapêuticos manipulativos, visando ao tratamento e à prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos seus efeitos na saúde em geral.

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE