Abertura da safra de maçã em SC com boa expectativa

Abertura da safra de maçã em SC com boa expectativa

Foto: Divulgação / Reprodução

O frio do inverno e o volume de chuvas na primavera ajudaram os produtores de maçã, e Santa Catarina se prepara para uma safra de boa qualidade e produtividade deste ano. Uma cerimônia agendada para hoje em Fraiburgo, às 10h, com a presença do governador Raimundo Colombo, marca o início da colheita nos pomares no Estado. O evento acontecerá no Hotel Renar, no Meio-Oeste catarinense. SC é o maior produtor da fruta e deve produzir 50% do volume nacional neste ano.

Na safra passada, a chuva em excesso levou a uma quebra de 40% na colheita da maçã no Estado. A derrubada no volume de produção levou os preços pagos aos produtores dispararem _ cerca de R$ 1,60 por quilo, em média, para o produtor. Pierre Pères, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), afirma que a colheita deve chevar a 1,1 milhão de toneladas no país, volume semelhante ao da safra anterior. 

— A grande diferença é que tivemos um inverno fantástico e a qualidade das frutas está excelente. Está bonito de ver os pomares — diz Pères.

De acordo com ele, os preços pagos ao produtor devem se ajustar nas próximas semanas, quando a colheita no país irá se intensificar. Para Airton Spies, secretário-adjunto da Agricultura catarinense, como a qualidade das maçãs está superior, o agricultor pode esperar uma remuneração média melhor similar a desta temporada.

— Devemos ter mais frutas de categoria 1, a mais valorizada no mercado. Com isso, o produtor terá uma remuneração melhor — afirma Spies.

Retomada das exportações 

Com a queda registrada na safra passada, o Brasil deixou de exportar maçã para o mercado externo. A garantia de produtividade — estimada em 40 toneladas, em média, por hectare — vai favorecer a retomada de embarques para outros países. Segundo Pierre Pères, presidente da ABPM, Europa, Oriente Médio e Ásia prevalecem como principais destinos.

*Júlia Pitthan é interina da coluna de Estela Benetti. A colunista retorna de férias no dia 23 de fevereiro.

Diário Catarinense 

Outras Notícias

PUBLICIDADE