Portal da Transparência do Executivo Estadual bate recorde e alcança 3,1 milhões de acessos em 2016

Portal da Transparência do Poder Executivo de Santa Catarina bateu recorde no número de acessos em 2016: 3,1 milhões de visitas até 12 de dezembro de 2016. O número, segundo informações da Secretaria de Estado da Fazenda, corresponde a 1,5 milhão de acessos a mais em relação ao ano anterior. A média é de 8.642 acessos diários ou 6 por minuto.

A exemplo do que ocorreu no último ano, a maioria das consultas ocorre na área de “Gasto Público”, com 66%. É neste campo que o cidadão pode encontrar, entre outros dados, as despesas com manutenção e investimentos das principais áreas do Governo, além de consultar os salários dos servidores públicos. O portal também traz informações sobre o desempenho da arrecadação do Estado e os indicadores de Gestão Fiscal. Para a diretora Graziela Meincheim (Contabilidade Geral do Estado), o número é reflexo do interesse crescente do cidadão pela transparência dos gastos públicos. “Um dos grandes objetivos do Portal da Transparência é levar ao cidadão o maior número de informações acerca da gestão pública, garantindo com que cada um participe e fiscalize o uso dos recursos públicos”, explica.

Novo visual

Mesmo tendo lugar de destaque em rankings nacionais de avaliação da transparência, um novo Portal da Transparência está sendo desenvolvido, com a coordenação da Diretoria de Contabilidade Geral. O princípio dessa nova proposta é tornar as informações disponibilizadas mais compreensíveis e claras, para que  o usuário entenda o funcionamento das contas públicas e encontre mais facilmente o que procura. A proposta é de uma página inicial dinâmica, utilizando uma linguagem cidadã e elementos visuais que estimulem a leitura.

ACESSOS PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ENTRE 13/12/2015 e 12/12/2016

Total de Acessos até 12/12/2016

3.154.402

Número de Dias

365

Acessos por dia

8.642,2

Acessos por Hora

360,1

Acessos por minuto

6,0

   

>>> Acesse o Portal da Transparência

Secretaria de Estado da Fazenda

Outras Notícias

PUBLICIDADE