Procon de SC explica como trocar presentes de Natal

Procon de SC explica como trocar presentes de Natal

Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Nesta semana, a movimentação no comércio tem um motivo: troca dos presentes de Natal. Seja porque não serviu ou porque não agradou o presenteado, existem regras para receber uma nova mercadoria. O Departamento Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/SC) tem algumas dicas sobre esse assunto. 

Antes de efetuar a compra, pergunte ao vendedor se haverá possibilidade de trocar o produto, principalmente se for roupas e calçados. A loja é obrigada a efetuar a trocar somente em caso de defeitos e terá um prazo de até 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para os duráveis. No caso de compra pela internet ou telefone, o consumidor tem até sete dias para realizar a troca.

O diretor do Procon/SC, Maicon Baldessari, orienta para que no ato da compra o consumidor negocie com o vendedor a possibilidade de trocar o presente de Natal e dá algumas dicas. 

— Guarde seus comprovantes e anote na nota fiscal ou na embalagem e se possível combine o dia melhor para ir até a loja. Vale lembrar que em relação a tamanho e cor, os lojistas não são obrigados a efetuar a troca. Pesquise preços para não comprometer o orçamento.

Para produtos com garantia que apresentem defeitos, devem ser encaminhados para assistência técnica, que tem o prazo de até 30 dias para trocar ou consertar o aparelho. Caso contrário, o consumidor tem direito ao dinheiro de volta.

O Procon/SC estará à disposição também na semana depois no Natal, que vai do dia 26 a 30 de dezembro.

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE